Ao contar que o bisavô imigrante havia perdido o embarque de um navio da Itália para o Brasil e atravessado o Atlântico de gôndola com 21 filhos e uma mula, um morador de Serafina Corrêa (RS) ganhou um carro zero-quilômetro. Com a história fictícia, ele venceu na noite deste domingo o 15º Festival da Mentira de Nova Bréscia (RS).
Em dialeto italiano, o humorista Edgar Maróstica narrou a trajetória de seu bisavô após perder o embarque para o Brasil: "Aí ele pegou uma côndola (sic) e colocou a família com os 21 filhos na pequena embarcação e mais uma mula. Na viagem o animal mamava junto com os filhos, e na chegada ao Brasil só havia sobrevivido um filho, que é o meu avô". A partir disso, ele fez um relato de mentira sobre a vida da família italiana no Brasil.
O festival que projetou nacionalmente o pequeno município de Nova Bréscia, a 161 km de Porto Alegre, é promovido a cada dois anos. Nos três dias do evento, o município quadruplica sua população de 3 mil habitantes e atrai curiosos de todo Estado.
Ao todo, 50 mentirosos participaram da disputa e dez foram classificados para a fase final, os quais contaram suas histórias inventadas para o público na principal praça do município. Cerca de 15 mil pessoas participaram do festival. Entre os inscritos, havia 13 mulheres, das quais duas foram para a fase final e uma delas ficou em segundo lugar.
O vencedor do primeiro Festival da Mentira, José Calvi, fez o cerimonial de apresentação. Em segundo lugar, ficou Silvia Maria Laste Amadori, de Nova Bréscia (RS), que ganhou uma moto. Na terceira colocação ficou Geraldo Berté, de Arroio do Meio (RS).
---------------------------------
Se a moda pega no Brasil teria gente que ia ter várias frotas de carro por aí !
ps: A foto é meramente ilustrativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário